Instale a App MB WAY no seu telemóvel e efetue o registo;
Aceda ao MB WAY e clique em “Pagar com MB WAY” (permita o acesso à câmara); Leia o QR Code existente nos terminais dos validadores com a identificação dos dados da viagem.
Caso pretenda o seu NIF na fatura, deverá preencher os campos do NIF e do e-mail para podermos enviar a sua fatura por e-mail.
Valide a informação apresentada e efetue a confirmação do pagamento no MB WAY.
O MB WAY é a solução da rede MULTIBANCO para permitir fazer pagamentos em lojas e online através do smartphone com toda a segurança e simplicidade.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Não. O download, adesão e utilização da App MB WAY não têm custos associados, só terá o custo do bilhete.
A tarifa de bordo da CARRIS, ao preço (€) em vigor:
(Tarifário em vigor 2024).
Autocarro (1 viagem)_______________________________ 2,10€
Elétrico (1 viagem)__________________________________3,10€
Bica, Glória e Lavra (até 2 viagens)__________________4,10€
Sta. Justa (até 2 viagens + acesso ao Miradouro)___6,00€
Além da confirmação que surge no terminal, a App apresenta uma mensagem de sucesso no pagamento e poderá sempre consultar o comprovativo de pagamento a qualquer momento na app MB WAY, no menu “Atividade”.
Certifique-se que tem os dados móveis ligados e que permitiu o acesso da App à câmara do seu dispositivo. Se mesmo assim a opção estiver indisponível, o seu Banco não autoriza que o cartão seja utilizado para “Pagar com MB WAY”. Para mais informações, contacte o seu Banco.
No entanto, informamos ainda que existem modelos de smartphones em que a funcionalidade “Pagar com MB WAY” pode não ser suportada. Para mais informações, aceda a www.mbway.pt
Ao utilizar a aplicação MB WAY está sempre pronto a viajar e pagar de forma cómoda, rápida e segura através do seu telemóvel. Não tem de se preocupar com qualquer registo prévio ou comprar previamente títulos para viagens ocasionais. Também não necessita de bilhetes impressos, basta mostrar o comprovativo na app e/ou pagar no momento da viagem.
Pode viajar em toda a rede a rede da CARRIS, dado que todos os veículos (autocarros, elétricos, ascensores e elevador), estão equipados para efetuar o pagamento da tarifa de bordo através de MB WAY.
Todos os passageiros que tenham a App MB WAY. Um utilizador MB WAY é um cliente com cartão de um banco aderente e pode aderir na rede CA MULTIBANCO ou na app Mb WAY garantindo que usa os dados que estão no banco.
O QR Code que se encontra disponível no ecrã do equipamento de validação já está preparado para a viagem que pretende realizar.
O preço da viagem é apresentado na App MB WAY, de acordo com o valor (€) da tarifa de bordo de cada veículo:
Autocarro (1 viagem) _ 2,10€
Elétrico (1 viagem) _ 3,10€
Bica, Glória e Lavra (até 2 viagens) _ 4,10€
Sta. Justa (até 2 viagens + acesso ao Miradouro) _ 6,00€
(Tarifário em vigor 2024)
Cada aquisição de um bilhete é válida exclusivamente no autocarro ou elétrico onde é comprado e deixa de ser válido à saída desse veículo.
Nos Ascensores e Elevador são permitidas até 2 viagens.
Sim, poderá adquirir várias tarifas de bordo realizando um pagamento por cada passageiro.
Ficará com o respetivo comprovativo por cada compra realizada e, que poderá apresentar numa eventual ação de Fiscalização (via código de barras ou QR Code).
Não, a aquisição do bilhete apenas está concluída quando surgir a mensagem de sucesso de pagamento no MB WAY.
Para obter a fatura/recibo diretamente no seu email, basta que adicione o NIF e email no seu MB WAY, e confirmar e/ou completar na conclusão do pagamento.
No menu “Atividade” do MB WAY, terá toda a informação da tarifa adquirida. Será esta a informação que deverá apresentar numa eventual ação de Fiscalização, caso seja solicitado.
Poderá consultar todas as suas viagens através do menu Atividade da App MB WAY.
Sim, pois a aquisição da tarifa através da App MB WAY serve como título de transporte válido. Se não apresentar App MB WAY na opção “Atividade” e o pagamento correspondente para leitura ao fiscal, para verificação da aquisição com sucesso, será considerado como passageiro sem título válido, incorrendo nas penalidades legalmente estabelecidas.
Surgirá um movimento por cada pagamento da viagem com a descrição de uma compra no comerciante CARRIS.
O valor é debitado de imediato na sua conta bancária.
A CARRIS terá acesso aos dados pessoais relevantes para o tratamento de reclamações ou pedidos de informação, estando os mesmos sujeitos a tratamento informático/digital e a inserção nos sistemas informáticos da Empresa. A informação será tratada de acordo com as políticas e procedimentos internos de segurança, confidencialidade, sendo os dados pessoais conservados pelo tempo estritamente necessário à resolução da questão colocada. Para mais informações consulte a Política de Proteção de Dados Pessoais da CARRIS disponível aqui.
A CARRIS não é responsável pelos dados recolhidos pela aplicação MB WAY, sendo nesse caso a responsável pelo tratamento dos dados pessoais a SIBS Forward Payment Solutions, S.A (SIBS FPS). Para mais informações consulte a Política de Proteção de Dados Pessoais disponível na App MB WAY.
Sim, agora a aquisição destas tarifas também é dedutível à coleta, à semelhança dos passes mensais, basta introduzir o NIF no momento da compra no MB WAY.
Qualquer solicitação relacionada com este modo de pagamento deverá ter, no pedido enviado, os seguintes elementos para facilitar a análise e resposta a cliente: identificação da viagem, incluindo a carreira, a paragem e sentido e print com comprovativo do pagamento concretizado.