O sistema de acesso e pagamento aos serviços de transporte da CARRIS com cartão bancário contactless está disponível em toda a rede CARRIS, nomeadamente em todos os autocarros, elétricos, elevadores e ascensores.
Sim, o sistema está instalado em todos os validadores. Contudo, caso haja falha de serviço do sistema de pagamento com cartão bancário contactless num validador, os símbolos de cartão e dispositivo móvel ficarão alterados para indicar a indisponibilidade temporária, devendo o cliente optar por outro meio de pagamento para a sua viagem. O sistema será reposto tão brevemente quanto possível.
Pode utilizar cartões bancários contactless da rede Visa, Maestro ou Mastercard, seja o cartão físico em plástico, seja um cartão virtual do seu smartphone ou smart device com tecnologia NFC (Apple Pay, Google Pay ou outro).
Este cartão permitirá realizar viagens pós-pagas, evitando a aquisição de um título de transportes pré-pago.
Para utilizar os serviços de transporte da CARRIS o cartão bancário tem de ter tecnologia contactless, sendo possível identificar estes cartões pelo símbolo de arcos concêntricos. No entanto, alguns cartões contactless podem ainda não estar configurados para este tipo de utilização. Para ter a certeza de que o seu cartão está apto para este tipo de utilização, por favor entre em contacto com o seu banco para confirmar essa informação.
É possível utilizar o seu smartphone ou smartwatch para aceder aos serviços de transporte da Carris, desde que o cartão associado seja um cartão das redes VISA, Maestro ou Mastercard e que o cartão esteja autorizado pelo seu Banco para realizar viagens Mass Transit; o cartão não pode estar expirado.
1 Passageiro
a. Aproximação do cartão ou dispositivo contactless Visa ou Mastercard ao leitor (alvo azul)
b. Aguardar leitura do cartão – sinalizada no ecrã e com sinal sonoro
c. Retirar cartão
Múltiplos passageiros
a. Carregar no botão multipassageiro
b. Escolher o número de passageiros, de acordo com a dimensão do grupo
c. Aproximação do cartão ou dispositivo contactless Visa ou Mastercard ao leitor (alvo azul)
d. Aguardar leitura do cartão – sinalizada no ecrã e com sinal sonoro
e. Retirar cartão
Caso o seu cartão esteja válido, será apresentado um sinal verde com um visto e será emitido um sinal sonoro; poderá realizar a sua viagem e aguardar a cobrança do valor devido ao final do dia.
Caso o seu cartão não esteja válido, será apresentado um sinal vermelho com uma cruz e serão emitidos dois sinais sonoros curtos. Deverá verificar se o cartão que utilizou é adequado à realização de viagens em transporte público (cartões refeição não são válido, por exemplo) e utilizar outro cartão que disponha, ou optar por outro modo de pagamento da sua viagem.
Sim, é possível comprar títulos para até 10 passageiros com uma única validação. Para tal, deverá iniciar a sua validação carregando no botão multipassageiro e escolher de seguida o número de passageiros, apresentando no final o cartão no leitor.
Compra de tarifa de bordo de grupo no modo Autocarro e Elétrico
Deverá começar por selecionar a dimensão do grupo no validador e depois colocar o seu cartão
bancário para realizar o devido pagamento.
Compra de grupo no modo Ascensores e Elevador
Deverá começar por selecionar a dimensão do grupo no validador e depois colocar o seu cartão bancário para realizar o devido pagamento.
Na realização da 2ª viagem, a ocorrer no próprio dia e para aquela carreira, deve voltar a selecionar a mesma dimensão do grupo no validador, ainda que a dimensão do grupo seja inferior, e colocar o cartão bancário, não sendo alvo de nova cobrança.
Se a dimensão do grupo for superior, deve adquirir a tarifa de bordo para os elementos em falta.
Não. A apresentação de qualquer cartão contactless (bancário ou Navegante) deve ser feita de forma isolada para garantir que apenas um cartão é reconhecido pelo leitor. A utilização de múltiplos cartões poderá resultar na cobrança de múltiplas viagens.
A CARRIS, em parceria com a SIBS, desenvolveu uma solução de pagamento para transportes público, normalmente designada Mass Transit, que cumpre os mais exigentes requisitos de segurança e privacidade definidos na Lei e pelas próximas marcas de cartões associados, nomeadamente a Visa, Maestro e Mastercard. A solução está certificada para leitura de cartões e processamento de pagamentos associados às viagens.
O valor de cada viagem corresponde à tarifa de bordo para o veículo que acedeu, conforme tarifário em vigor. Este número será multiplicado pelo número de passageiros escolhidos e pelo número de viagens realizadas.
Tarifa de bordo CARRIS
Autocarro (1 viagem) _ 2,10€
Elétrico (1 viagem) _ 3,10€
Bica, Glória e Lavra (até 2 viagens) _ 4,10€
Sta. Justa (até 2 viagens + acesso ao Miradouro) _ 6,00€
Não. Cada validação corresponde a uma viagem por passageiro, equivalente a uma tarifa de bordo. No caso dos elevadores e ascensores, cada título compreende até duas viagens por passageiro realizadas no mesmo dia e para a mesma carreira, de acordo com o tarifário em vigor.
O seu cartão bancário contactless não validou corretamente. Verifique primeiramente se o cartão bancário contactless não está expirado ou danificado. Caso consiga utilizar o cartão noutros terminais, por exemplo em lojas ou restaurantes, as duas situações mais prováveis são (1) o cartão não pode ser utilizado para comprar viagens Mass Transit (ex.: cartão refeição) ou (2) o cartão tem uma dívida associada resultante de uma utilização anterior em que a cobrança não foi bem-sucedida e está, por isso, temporariamente inscrito numa lista de cartões bancários contactless bloqueados. Neste caso deverá optar por outro meio de pagamento para poder realizar a sua viagem.
O motivo mais provável de ter um cartão bancário contactless bloqueado é a existência de uma dívida de cobrança de viagens decorrente da última viagem realizada. Garanta que tem sempre fundos na conta associada ao cartão para pagar as viagens na CARRIS.
Caso precise de esclarecimentos adicionais sobre a situação do seu cartão, deverá contactar a sua entidade bancária e garantir que o mesmo está apto para a realização de pagamentos contactless, válido e com saldo associado.
Para que possa retirar o seu cartão da lista de cartões bancários contactless bloqueados, é necessário regularizar os pagamentos pendentes associados a viagens realizadas anteriormente com o cartão.
Assim que essa situação esteja regularizada. o cartão será retirado da lista de cartões bloqueados e poderá voltar a viajar com a simplicidade que a solução oferece.
Os pagamentos das viagens realizadas com cartão bancário contactless são apresentados nos seus movimentos e extrato bancário com a descrição “CARRIS”.
O valor respeita não a cada viagem individual, mas ao total de viagens realizadas no período de agregação, normalmente diário. É normal que o processamento das cobranças seja realizado no dia seguinte, normalmente no período noturno.
Desta forma, se realizar duas viagens em autocarro, será apresentado um único valor para as duas tarifas de bordo associadas às duas viagens. Caso adquira títulos multipassageiro ou de diferentes tipos de veículos, com tarifas de bordo diferentes, verificará que a soma das viagens que realizou coincide com o total cobrado, de acordo com o tarifário em vigor à data das viagens.
Tarifa de bordo CARRIS
Autocarro (1 viagem) _ 2,10€
Elétrico (1 viagem) _ 3,10€
Bica, Glória e Lavra (até 2 viagens) _ 4,10€
Sta. Justa (até 2 viagens + acesso ao Miradouro) _ 6,00€
Para aumentar a segurança do sistema, os cartões são periodicamente verificados após a realização das validações nos veículos. Algumas marcas de cartões, nomeadamente Mastercard e Maestro, cativam valores nesta operação de verificação, valores estes que serão descativados, ou seja, não serão cobrados, após boa cobrança das viagens realizadas (em valor agregado no dia seguinte).
As viagens e as respetivas cobranças de valores associados aos cartões bancários contactless podem ser consultadas no Portal de Utilizador da CARRIS»»
Depois de aceder ao Portal com as suas credenciais (utilizador e palavra chave), deverá introduzir os dados de cartão – número completo e data de validade – para que a sua conta fique associada ao cartão bancário contactless que utiliza para realizar viagens. Caso utilize vários cartões, deverá introduzir cada cartão individualmente.
Assim que os cartões estiverem associados, poderá consultar as viagens que realizou, os pagamentos efetuados e, caso queira, solicitar a emissão das faturas associadas, podendo associar o NIF à conta ou no momento de solicitação da fatura.
Quando o Agente de Fiscalização lhe perguntar pelo título de viagem deverá indicar que pagou com cartão bancário contactless e apresentar o cartão, telemóvel ou dispositivo (e.g., relógio) que utilizou para validar a viagem.
Nas viagens Mass Transit o cartão bancário contactless é o próprio título de transporte e, à semelhança dos restantes títulos de transporte, o Agente de Fiscalização irá encostar o seu cartão a um dispositivo seguro para verificar a validação anteriormente efetuada.
Caso não apresente um título de transporte válido para a viagem que está a realizar será considerado um passageiro sem título válido e serão aplicadas as respetivas sanções e penalidades.
Caso tenha alguma questão adicional sobre este meio de pagamento poderá contactar-nos através do formulário presente no nosso site na área de cliente, disponível em https://www.carris.pt/atendimento/falar-connosco/